Toda empresa é afetada pela transformação digital e hoje em dia fala-se muito em digitalização. É preciso modernizar, otimizar e automatizar processos obsoletos, ou seja, digitalizá-los para que se mantenham competitivos no futuro. Nenhum modelo de negócios será o mesmo nos próximos 10-15 anos como é hoje. Portanto, é preciso agir.
A transformação digital afeta muitas áreas de uma empresa. É o salto de um mundo analógico para um mundo digital, que afeta muitos processos técnicos. Acima de tudo, é acompanhado por uma mudança cultural.
A digitalização é uma construção tão complexa que surge rapidamente a questão por onde começar. Abaixo você encontrará as 3 áreas que você deve ter em mente.
Um modelo de negócio digital é uma transação que é processada usando tecnologias digitais e não requer nenhuma intervenção humana operacional, pois ocorre apenas entre sistemas digitais. Em primeiro lugar, é importante entender que uma transferência 1:1 geral de modelos de negócios existentes não funciona. Você precisa entender e analisar melhor seu próprio modelo de negócio (ferramentas como o Business Model Canvas podem ajudar). Assim que você tiver uma imagem clara, você deve melhorar os elementos individuais por meio da digitalização.
Analise seus processos de negócios e otimize-os. O objetivo é tornar-se mais rápido e eficiente. Um exemplo simples seria sair do papel para os processos em nuvem/online. Se você repensar seus processos de negócios e adaptá-los às novas circunstâncias, estará no caminho certo.
Analise o seu relacionamento com os clientes. Ainda há espaço para melhorias? Definitivamente! Normalmente, você pode trabalhar ainda mais orientado para o cliente se incluir técnicas, processos digitais, etc. Pense, por exemplo, na comunicação com o cliente. Você ainda os contata por correio ou e-mail? Por que não usar processos novos e amigáveis para enviar um SMS pessoal para seus clientes? Será uma comunicação em um novo nível com o passar do tempo.
Continue em movimento e seja inovador. Porque forasteiros perdem a batalha! Basta pensar em antigas empresas de sucesso como Nokia ou Kodak, que aparentemente falharam na digitalização e não podem mais igualar aqueles dias de sucesso do passado.
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