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Black Friday, Natal, Dia dos Namorados: Há muitos eventos onde os descontos valem a pena para sua empresa

Publicado: 15 de dezembro de 2023
Dias de Promoção

Hoje em dia, existem muitos dias de promoção, que muitas vezes se originaram nos EUA, mas agora são conhecidos globalmente. Eles eram frequentemente introduzidos pelo próprio varejo, a fim de incentivar os clientes a comprar. Tais dias de promoção incluem Black Friday, Cyber Monday e Dia dos Solteiros na China, que recentemente quebrou todos os recordes e agora se tornou o maior evento de compras do mundo. O Dia do Singel, lançado há 10 anos pela empresa chinesa Alibaba, agora supera a Black Friday americana e este ano entregou US$ 38 bilhões em apenas um dia, tornando-se o dia mais vendido do mundo.

Black Friday

A Black Friday sempre acontece na sexta-feira, depois do feriado americano de Ação de Graças. O que começou como uma maratona de compras nos EUA, tem sido um dia de promoção definido na Europa há alguns anos. Muitas empresas já usam toda a semana da Black Friday para promoções especiais de 10% à 20% de desconto, seja em toda a gama de produtos ou em artigos selecionados, isto é comum na Black Friday.

Promoção da Black Friday

Cyber Monday

A Black Friday foi criada inicialmente por varejistas offline e a Cyber Monday evoluiu de acordo para as empresas online. Na Cyber Monday (muitas vezes um fim de semana inteiro), os varejistas online dão descontos em seus produtos. No Brasil, o termo Cyber Monday é caracterizado pela Amazon para atrair clientes com descontos.

Promoção da Cyber Monday

Natal

A época de Natal é muito lucrativa para o varejo, todo mundo está procurando presentes para seus entes queridos. Além disso, antes e depois das festas de Natal vale a pena para o varejo chamar a atenção para certos produtos e campanhas de desconto. Muitas vezes é o caso de lojas darem uma porcentagem de seus produtos após o Natal.

Promoção de Natal

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados já foi criado pela indústria das flores para impulsionar a venda de flores. Hoje, muitas outras empresas como joalheiros, empresas de moda estão participando e oferecendo descontos para seus clientes.

Promoção do Dia dos Namorados

Como comunico promoções aos meus clientes?

Comunicar promoções aos clientes

Claro, você tem diferentes possibilidades de comunicar as próximas promoções aos seus clientes. O varejo offline pode, por exemplo, posicionar grandes cartazes na vitrine e o varejo online pode promover descontos em seu site. No entanto, vale a pena abordar os clientes diretamente. Por exemplo, você pode enviar e-mails para sua base de dados, no entanto com o SMS há mais chances dos seus clientes olharem a promoção, já que a taxa de abertura para SMS é de 89%. Em comparação, apenas 25% dos e-mails são abertos.

Estes foram apenas alguns exemplos. Claro, existem inúmeros outros eventos onde campanhas de desconto podem valer a pena para sua empresa: por exemplo, Dia Internacional da Mulher, Páscoa, Dia das Mães. Basta pensar em qual dia de feriado/evento faz sentido para sua empresa. Se, por exemplo, você vender comida de cachorro, o Dia Mundial do Cão pode aumentar seu volume de negócios através de campanhas de desconto.