Hoje em dia, existem muitos dias de promoção, que muitas vezes se originaram nos EUA, mas agora são conhecidos globalmente. Eles eram frequentemente introduzidos pelo próprio varejo, a fim de incentivar os clientes a comprar. Tais dias de promoção incluem Black Friday, Cyber Monday e Dia dos Solteiros na China, que recentemente quebrou todos os recordes e agora se tornou o maior evento de compras do mundo. O Dia do Singel, lançado há 10 anos pela empresa chinesa Alibaba, agora supera a Black Friday americana e este ano entregou US$ 38 bilhões em apenas um dia, tornando-se o dia mais vendido do mundo.
As empresas devem definitivamente participar dos dias de promoção. Para divulgar campanhas promocionais e cupons de desconto, o SMS é o canal de comunicação ideal, pois você pode chegar aos seus clientes onde quer que eles estejam. Seus clientes sempre terão o cupom de desconto disponível como SMS em seus celulares.
A Black Friday sempre acontece na sexta-feira, depois do feriado americano de Ação de Graças. O que começou como uma maratona de compras nos EUA, tem sido um dia de promoção definido na Europa há alguns anos. Muitas empresas já usam toda a semana da Black Friday para promoções especiais de 10% à 20% de desconto, seja em toda a gama de produtos ou em artigos selecionados, isto é comum na Black Friday.
A Black Friday foi criada inicialmente por varejistas offline e a Cyber Monday evoluiu de acordo para as empresas online. Na Cyber Monday (muitas vezes um fim de semana inteiro), os varejistas online dão descontos em seus produtos. No Brasil, o termo Cyber Monday é caracterizado pela Amazon para atrair clientes com descontos.
A época de Natal é muito lucrativa para o varejo, todo mundo está procurando presentes para seus entes queridos. Além disso, antes e depois das festas de Natal vale a pena para o varejo chamar a atenção para certos produtos e campanhas de desconto. Muitas vezes é o caso de lojas darem uma porcentagem de seus produtos após o Natal.
O Dia dos Namorados já foi criado pela indústria das flores para impulsionar a venda de flores. Hoje, muitas outras empresas como joalheiros, empresas de moda estão participando e oferecendo descontos para seus clientes.
Claro, você tem diferentes possibilidades de comunicar as próximas promoções aos seus clientes. O varejo offline pode, por exemplo, posicionar grandes cartazes na vitrine e o varejo online pode promover descontos em seu site. No entanto, vale a pena abordar os clientes diretamente. Por exemplo, você pode enviar e-mails para sua base de dados, no entanto com o SMS há mais chances dos seus clientes olharem a promoção, já que a taxa de abertura para SMS é de 89%. Em comparação, apenas 25% dos e-mails são abertos.
Com a Mobizon, por exemplo, você pode enviar códigos de desconto individuais para seus clientes via SMS. Você pode enviá-los automaticamente em uma data especificada. Faça com que seus clientes estejam cientes das promoções e aumente suas vendas.
Estes foram apenas alguns exemplos. Claro, existem inúmeros outros eventos onde campanhas de desconto podem valer a pena para sua empresa: por exemplo, Dia Internacional da Mulher, Páscoa, Dia das Mães. Basta pensar em qual dia de feriado/evento faz sentido para sua empresa. Se, por exemplo, você vender comida de cachorro, o Dia Mundial do Cão pode aumentar seu volume de negócios através de campanhas de desconto.