Cadastro

5 dicas para um ótimo relacionamento com o cliente

Publicado: 8 de fevereiro de 2023
5 dicas para um ótimo relacionamento com o cliente

Conheça seus clientes

Conheça seus clientes

Para satisfazer seus clientes, você precisa conhecer suas necessidades. Por isso, é importante coletar o máximo de dados qualitativos possíveis para obter ideias sobre seus clientes. Dependendo dos negócios da sua empresa, você pode conhecer seus clientes online e off-line.

Um Mapa de Jornada do Cliente permite identificar ideias interessantes sobre o comportamento de seus clientes e, portanto, também suas necessidades. Você pode usar ferramentas de suporte como Google Analytics ou Adobe Campaign. O rastreamento na Web visualiza o comportamento e desejos dos visitantes do seu site assim você pode controlar o efeito de suas campanhas de marketing.

O rastreamento da Web pode, portanto fornecer-lhe ideias importantes sobre o comportamento online de seus clientes assim você pode conhecê-los melhor. Você pode pedir mais informações úteis diretamente online. Enquanto o Mapa da Jornada do Cliente informa como os clientes se comportam em seu site, quais são seus interesses, etc., formulários on-line, por exemplo, permitem que você solicite certas informações diretamente. Com formulários online, você pode coletar dados de contato ou aprender sobre motivos de compra.

Leve a privacidade dos dados a sério

LDPG

A proteção de dados é um tema desagradável, mas também muito importante para todas as empresas. A coleta de dados do cliente requer o consentimento do interessado. Dados que não foram coletados de acordo com a LDPG podem acabar sendo muito caros. Portanto, certifique-se de que você cumpra com a LDPG. Aqui você encontrará informações gerais e como você pode coletar dados compatíveis com a LDPG.

Organize os dados do cliente

Organize os dados do cliente

Uma vez que o primeiro passo tenha sido dado e dados qualitativos sobre seus clientes tenham sido coletados e eles não sejam mais figuras anônimas, é necessário organizar os dados para acompanhar. Nesta tarefa, inúmeros CRMs que coletam informações do cliente em todos os canais podem apoiá-lo. Isso garante que você enderece seus clientes com o nome certo e apenas informe-os sobre produtos relevantes para eles.

Envolva seus clientes com bônus/programas de fidelidade

Envolva seus clientes com bônus/programas de fidelidade

O aumento constante da concorrência aumenta a pressão, pois você provavelmente não terá reinventado a roda com a sua ideia de negócio, e já existem alguns concorrentes de quem é importante se destacar. A melhor maneira de fazer isso é fazer uso de programas de fidelidade de clientes direcionados (cupons, pontos de fidelidade, etc.) que fortalecem o relacionamento com os clientes.

Manter a relação

Manter a relação

Você ganhou liderança com um cliente regular. No entanto, isso não significa que agora você pode sentar e relaxar. Um relacionamento deve ser mantido continuamente. Especialmente porque, de acordo com a Brain and Company, custa de 6 a 7 vezes mais para atrair novos clientes do que para manter os já existentes.

Faça seu cliente lembrar de você regularmente. Um sms de aniversário pessoal agradável ou recomendações de produtos ocasionais e relevantes aprofundam o relacionamento com seus clientes.