No passado, o marketing de SMS caiu em descrédito porque muitas vezes foi mal utilizado para mensagens de SPAM. Hoje, políticas de privacidade rigorosas estão em vigor que protegem os consumidores e tornaram o marketing de SMS uma forma popular e profissional de comunicação.
Mesmo que o SMS não tenha mais um papel importante na comunicação privada, é muito popular na comunicação empresarial. Neste artigo discutimos o que torna o SMS tão importante para o marketing e para que finalidade você poderia usar o SMS.
Estudos mostraram que a maioria de nós estamos literalmente “colados” aos nossos celulares. Mais de 40% dos brasileiros olham para o celular em 15 minutos após acordarem. A geração de pessoas de 18 a 24 anos verificam seus celulares 56 vezes por dia, em média.
Esses números ilustram que o celular é uma parte indispensável do cotidiano e que potenciais clientes podem ser alcançados facilmente por telefone, pois a taxa de abertura de SMS é de 82,1%. Em comparação, a taxa de abertura de e-mails é de apenas 24%. Assim, a taxa de retenção de SMS é extremamente alta, já que os e-mails muitas vezes não são lidos por dias e os SMS quase sempre são abertos imediatamente.
A gama de SMS portanto é enorme (em comparação com o e-mail de marketing, publicidade orgânica, mídias sociais, ETC). E o destinatário nem precisa de um smartphone, como é o caso de uma mensagem de WhatsApp, por exemplo.
Para enviar mensagens curtas corretamente, é necessário o consentimento explícito do destinatário. Por exemplo, você pode obter isso simplesmente usando um formulário online. O cliente pode inserir seus dados lá, selecionar o conteúdo sobre o qual deseja ser notificado por SMS e concordar com os Termos e Condições Gerais. Seu consentimento é então confirmado com uma autenticação de dois fatores.
O SMS difere dos e-mails em seu número limitado de caracteres. Você pode usar 160 caracteres em um SMS tradicional. Isso exige que você se limite aos fatos mais importantes, o que é um valor agregado para o destinatário, já que ele não tem trabalho através de informações sem importância para chegar à mensagem central. Então, encontre palavras claras para chegar ao ponto.
Além disso, um SMS deve naturalmente ser otimizado para dispositivos móveis. Por exemplo, você deve usar URLs curtos para que o precioso número de caracteres não seja desperdiçado por um link longo.
Os bancos usam o SMS para enviar códigos de verificação, cabeleireiros ou médicos lembram seus clientes de próximas consultas e os varejistas notificam seus clientes quando o pedido está a caminho ou novas mercadorias chegaram. Claro, o SMS também pode ser usado para comunicação interna. Por exemplo, você pode ser notificado por SMS assim que um novo usuário tiver se cadastrado em seu site.